O INTERIOR CONECTADO.

31.8.12

Tatuagens de henna são consideradas um mal à saúde

VOZ DO INTERIOR O BLOG DE SERTÂNIA E REGIÃO.


b9483512d45e88172548a5b2c2697cd8.jpg
As marcas deixadas pela alergia podem durar anos
Fotos: Internet

Tatuagens provisórias, coloração para os cabelos e cosméticos. Esses são os usos mais comuns da henna, produto proveniente da casca e das folhas secas de uma planta chamada Lawsonia inermis. Mesmo de origem vegetal, a substância tem trazido problemas aos consultórios dermatológicos que cada vez mais recebem pacientes com sintomas de dermatite de contato, alergias causadas quando a pele entra em contato com algo nocivo à saúde.

Segundo os dermatologistas, a enfermidade é resultado da banalização do uso da henna, que quando acrescida de substâncias químicas pode se tornar extremamente prejudicial. A parafenilenodiamina é um dos aditivos químicos mais misturados à henna. A substância é um corante que garante ao produto de origem natural a cor negra e uma maior resistência à água. 

Originalmente, a mistura de henna com parafenilenodiamina era usada apenas em tinturas de cabelo, na qual a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) permite a presença de apenas 6% da substância química na fórmula. O problema, de acordo com os dermatologistas, é que já foram encontradas misturas com até 20% dessa substância altamente alérgica. Esse aditivo é amplamente explorado no caso das tintas usadas nas tatuagens provisórias.

Por causa disso, o dermatologista e presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia – Regional Pernambuco, Sérgio Palma, atribui às tatuagens provisórias feitas com a henna a principal causa das alergias de contato. “Tatuagem está na moda e muitos pais permitem que seus filhos façam desenhos no corpo com a henna por ela ter um caráter temporário (até uma semana)”, pontua o médico que também se mostrou preocupado com a o alto número de crianças afetadas pela má qualidade da tinta oferecida pelos tatuadores.

As imagens mostram as marcas deixadas pela dermatite de contato decorrentes da tinta usada nas tatuagens de henna
Foto: Ilustração NE10
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

O BLOG RESERVA-SE A NÃO PUBLICAR COMENTÁRIOS COM PALAVRAS DE BAIXO CALÃO.

Teste Teste Teste Teste

Copyright © VOZ DO INTERIOR | Traduzido Por: Mais Template

Design by Anders Noren | Blogger Theme by NewBloggerThemes