O INTERIOR CONECTADO.

20.10.12

Especialistas explicam como a esquizofrenia afeta o paciente

VOZ DO INTERIOR O BLOG DE SERTÂNIA E REGIÃO.


O caso de um homem de 33 anos que feriu três pessoas a tiros na Aclimação, em São Paulo, nesta quinta-feira (18), suscitou debates sobre a esquizofrenia. Segundo a família do homem, ele possui a doença, atestada por laudos médicos. Os parentes dizem haver entrado recentemente com pedido de interdição do rapaz como medida para protegê-lo.
A esquizofrenia é um distúrbio crônico que atinge o cérebro, causando alucinações e delírios. Há remédios eficazes para controlar as crises, afirmam os médicos, mas eles precisam ser tomados com frequência para evitar que o paciente tenha surtos e eles se agravem.
A doença atinge partes neurológicas muito sofisticadas, segundo o psiquiatra e professor da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Rodrigo Bressan. "É como qualquer outra doença, só que ela afeta o cérebro. E afeta partes que estão ligadas a formas de como a gente entende o mundo", afirma.
Além dos sintomas de delírio, o paciente pode ter a sensação de que uma voz está mandando que ele faça algo. "Ele [o doente] perde a sua capacidade de ir e vir", diz o professor Bressan.
Os remédios usados para controlar a esquizofrenia são conhecidos como antipsicóticos. A doença tem semelhança com outros distúrbios crônicos, como diabetes, no que diz respeito aos cuidados, aponta o especialista. "Se você tomar um remédio regularmente, você não vai ter um aumento de glicemia e não vai ter as consequências ruins do diabetes. É a mesma coisa com a esquizofrenia", diz Bressan.
Como identificar
Há formas de identificar a esquizofrenia, segundo o psiquiatra forense Daniel Barros. "Às vezes a pessoa é um pouco mais reservada, uma pessoa que tem dificuldade de se socializar, dificuldade de fazer amigos", diz ele. Outros sintomas da esquizofrenia relatados pelo psiquiatra são excesso de fantasias e comportamentos exóticos. "Isso não é a regra", ressalta Barros. "São tipos de comportamento que deixam em alerta, merecem uma investigação."
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 1% da população mundial tem esquizofrenia. A doença tem origem genética, de acordo com Barros, mas não é apenas este o fator que a desencadeia. "Provavelmente é uma soma de fatores. Só o componente genético não basta para desenvolver a doença", diz o psiquiatra.
A medicação, segundo o professor da Unifesp, bloqueia o excesso de dopamina no cérebro, neurotransmissor que é produzido de forma desequilibrada pelo organismo do esquizofrênico e leva à doença.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

O BLOG RESERVA-SE A NÃO PUBLICAR COMENTÁRIOS COM PALAVRAS DE BAIXO CALÃO.

Teste Teste Teste Teste

Copyright © VOZ DO INTERIOR | Traduzido Por: Mais Template

Design by Anders Noren | Blogger Theme by NewBloggerThemes