O INTERIOR CONECTADO.

6.6.13

Escola Técnica de Sertânia firma parceria com o IPA para desenvolver projeto

VOZ DO INTERIOR.

Os problemas ocasionados pela falta de chuva no Sertão motivou a coordenação do curso de Agropecuária, da Escola Técnica Arlindo Ferreira dos Santos, em Sertânia, a firmar uma parceria com o Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) para que, na escola, fosse desenvolvido um Projeto de Hidroponia – técnica de cultivar plantas sem solo.
A ação, que teve a participação de 50 estudantes das modalidades médio integrado e subsequente, foi desenvolvida nas aulas de produção vegetal e produção animal. O trabalho foi realizado na própria escola. A coordenadora do curso de agropecuária, Rosânia Ferreira, explicou como em um pequeno espaço foi possível executar seu projeto.  “Construímos um canteiro de 12 metros de comprimento por pouco mais de um metro de largura que, depois de cavado, colocamos uma lona preta e, posteriormente, uma camada de bagaço de cana. Essa, por sua vez, foi seguida de milho e mais bagaço de cana. Toda a mistura foi regada por uma solução de nutrientes, cedida pelo IPA, e por água durante, aproximadamente, uns 15 dias. Esse foi o tempo necessário para que a gente pudesse fazer a colheita do milho e assim, alimentar os animais”, destacou Rosânia.
O método, apesar de ter um custo mais alto, chegou ao Sertão para salvar os animais da seca e é muito mais eficiente do que a técnica comum utilizada pelos agricultores e criadores de animais. “Se dependesse da chuva para colher o milho precisávamos esperar cinco meses para que pudesse ser utilizado como ração para os animais”, explicou a coordenadora.
O estudante do curso de Agropecuária, Lucas Torres, disse que levará a metodologia para a sua criação de ovelhas. “Apesar de ser um sucesso, mas por ter um custo um pouco elevado, é indicado para produtores que possuem poucos animais. Como minha criação é de 27 ovelhas vou começar a introduzir a técnica no período do recesso escolar para poder ter tempo de acompanhar a produção mais de perto”, disse o aluno ao destacar que a iniciativa da escola em parceria com IPA irá salvar muitos animais.

MOXOTÓDAGENTE
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

O BLOG RESERVA-SE A NÃO PUBLICAR COMENTÁRIOS COM PALAVRAS DE BAIXO CALÃO.

Teste Teste Teste Teste

Copyright © VOZ DO INTERIOR | Traduzido Por: Mais Template

Design by Anders Noren | Blogger Theme by NewBloggerThemes