O INTERIOR CONECTADO.

15.7.13

Secretário de Cultura de Sertânia visita Fenearte‏

VOZ DO INTERIOR.

sertanienses na Fenearte‏

2013-07-14-1625_640x480Neste final de semana o Secretário de Juventude, Esporte, Cultura e Turismo de Sertânia, Profº João Lúcio, esteve visitando os artesãos sertanienses que estão expondo sua arte na 14ª edição da Fenearte, a Feira Nacional de Negócios do Artesanato. O evento, considerado o maior do segmento na América Latina, aconteceu de 4 a 14 de julho no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda. Com um dia a mais no calendário, os R$ 4,8 milhões investidos devem gerar um renda de R$ 40 milhões em negócios. A estimativa do público esperado é de 300 mil pessoas.
Serão mais de 5 mil expositores do Brasil e de mais 48 países. Uma chance para a população local e para o turista conhecer um pouco mais sobre o mercado do artesanato. E fazer compras. Nesta edição, a homenagem será às mulheres rendeiras.
Sertânia não poderia ficar de fora, pois é conhecida lá fora como “Terra das Esculturas Alongadas”, devido às peças de artesanato produzidas em madeira de umburana e de forma alongada e fina, retratando diversas figuras da fauna e humana sertaneja, tais como o vaqueiro, o retirante, a rezadeira, entre outros. As esculturas Sertanienses fazem sucesso em feiras internacionais como a FENNEART (Recife-PE.) e outras Brasil afora. Hoje nossos artesãos exportam peças para Alemanha, França e outros países da Europa.
Os principais pontos deste tipo de artesanato são o Alto do Rio Branco, através do ateliê de Marcos Paulo (que expôs no Salão dos grandes mestres) e a Vila da COHAB, através da oficina de Carlos Barbosa (que também expôs no Salão dos grandes mestres), voltando à cena da arte depois de vencer uma grave doença. Ambos são pontos de aglomeração de novos artesãos, que surgem na lógica do artesanato, que gera emprego e distribui renda. Uma figura especial é Biu Aleijadinho: que só possui dois dedos das mãos e faz peças incríveis.
Outros tipos de produção de artesanato podem ser encontrados no Armazém das Artes, no antigo prédio da Rede Ferroviária, iniciativa da Associação dos Artesãos em parceria com a Prefeitura Municipal de Sertânia. Com suas obras expostas em seis stands,quatro deles adquiridos pela prefeitura, os artesãos e artesãs sertanienses representam muito bem o município e todo o interior do estado na XIVª FENEARTE. A participação de Sertânia foi tão intensa que chamou a atenção da curadoria do evento, que, parabenizou o município dizendo que foi a maior participação de uma cidade do interior.
Nesta edição da maior feira de artesanato da América Latina, Sertânia se destaca pela participação das mulheres artesãs e também pela participação dos artesãos Marcos Paulo e Ivo Teles, Carlos Barbosa no salão dos mestres espaço reservado pela organização do evento para os artistas que mais se destacam com suas obras em todo o estado de Pernambuco.
É a maior participação do município de Sertânia em evento desse gênero, são mais de 20 artesãos sertanienses expondo suas peças para o mundo, e, a Prefeitura de Sertânia juntamente com a Secretaria de Cultura não mediu esforços para atender da melhor forma possível os artesões que levam o nome da nossa cidade, através da arte, para os quatro cantos do mundo. É Sertânia exportando arte e cultura para o mundo.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

O BLOG RESERVA-SE A NÃO PUBLICAR COMENTÁRIOS COM PALAVRAS DE BAIXO CALÃO.

Teste Teste Teste Teste

Copyright © VOZ DO INTERIOR | Traduzido Por: Mais Template

Design by Anders Noren | Blogger Theme by NewBloggerThemes