O INTERIOR CONECTADO.

4.1.14

CAMPANHA CONTRA SARAMPO CHEGA A ARCOVERDE

VOZ DO INTERIOR.

A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco e o Ministério da Saúde determinam a realização da campanha de vacinação de prevenção contra o sarampo em  23 municípios com casos nos último 30 dias e também em municípios com grande circulação de pessoas, a partir de 06 até 30 de janeiro de 2014.

Como é o caso de Arcoverde, que apesar de não ter tido caso de Sarampo notificado e/ou confirmado é uma cidade de grande circulação de pessoas de outros municípios e até de outros estados.

A campanha é indiscriminada, ou seja, todas as crianças entre seis meses a menores de 5 anos deverão ser vacinadas em qualquer posto de saúde da família (UBSF),  PAM, Hospital Regional ou na zona rural  (através de porta a porta).


 O horário segue a rotina da unidade, no caso das UBSF será o dia todo, das 07 às 17h e nas demais, conforme horário do estabelecimento.

A vacinação é segura, não oferece riscos a saúde da criança. A contra indicação é para quem possui alergia grave a ovo ou que no momento da vacinação esteja com febre.

Histórico - Desde o ano 2000 até o início de 2013, não existe registro da ocorrência de casos autóctones de sarampo em Pernambuco, sendo documentado, apenas um caso importado da França, em 2012, sem casos secundários. Em abril de 2013, foram realizadas as primeiras notificações de casos suspeitos de sarampo no Estado.

Com a investigação epidemiológica, foram identificados novos casos suspeitos em outros municípios, principalmente na Região Metropolitana do Recife. Entre os casos confirmados até o momento, a data de início de exantema mais antiga identificada é de 19 de março de 2013.

Diante da notificação e confirmação de casos do sarampo, após um longo período em que a doença não ocorria no Estado, foram operacionalizadas diversas ações referentes à imunização como:  intensificação seletiva da vacinação com tríplice viral no período de 27 de julho a 30 de agosto de 2013, em 25 municípios da I, II, III e XII Geres; campanha de atualização da caderneta de vacinação, na última semana de agosto de 2013, em todos os municípios do Estado, na faixa etária de 1 a 4 anos de idade;  campanha indiscriminada de vacinação com tríplice viral na faixa etária de 6 meses a menos de 5 anos em 16 municípios, entre o final de novembro a segunda semana de dezembro de 2013.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

O BLOG RESERVA-SE A NÃO PUBLICAR COMENTÁRIOS COM PALAVRAS DE BAIXO CALÃO.

Teste Teste Teste Teste

Copyright © VOZ DO INTERIOR | Traduzido Por: Mais Template

Design by Anders Noren | Blogger Theme by NewBloggerThemes