O INTERIOR CONECTADO.

9.2.13

Galo da Madrugada preparado para sair com 25 trios elétricos

VOZ DO INTERIOR O BLOG DE SERTÂNIA E REGIÃO.


Image 
 
Já está tudo pronto para o 36º desfile do Galo da Madrugada, que sairá pelas ruas do centro do Recife (PE) neste sábado (09 de fevereiro), abrindo o Carnaval. Mais de 40 artistas vão comandar os 25 trios elétricos do bloco – que figura no Guiness Book como maior agremiação carnavalesca do mundo –, além de passistas, bonecos gigantes e quatro carros alegóricos inspirados no tema deste ano: “O Rio São Francisco deságua no mar do frevo”. O frevo, ritmo pernambucano que é Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, vai dominar os 5 quilômetros da folia, que tem começa amanhã, dia 9, a partir das 9 horas, com concentração na Travessa do Forte. “Nossa expectativa é termos um mar de gente, mais de dois milhões de pessoas”, revela o presidente do bloco, Rômulo Meneses.
 
A cantora Fafá de Belém é uma das que abrem o desfile, como convidada do puxador-oficial do Galo Gustavo Travassos. O Maestro Spok fará uma conexão com a Bahia, unindo Carlinhos Brown e Armandinho em seu trio. O cantor André Rio canta junto com Toni Garrido, Luiza Possi faz dupla com Gerlane Lops, e o Quinteto Violado traz Marina Elali. Gaby Amarantos é atração confirmada no trio da cantora Nena Queiroga. A música clássica também tem espaço no trio comandado por Ed Carlos, que recebe o maestro e violinista Israel de França em seu show. Rogério Rangel e Lia Sophia farão parceria com Almir Rouche e o desfile ainda inclui nomes como Elba Ramalho, Josildo Sá, Geraldinho Lins, Nonô Germano, Benil, Som da Terra, entre outros
 
Além dos trios, o Galo mantém a tradição das alegorias e este ano vem com uma novidade: 20 bonecos articulados retratando figuras do carnaval. “Sempre estamos buscando abrilhantar o desfile com figuras do nosso carnaval para dar mais colorido a festa”, afirma o presidente do bloco. Junto com os bonecos, o cortejo traz os tradicionais carros alegóricos, que vão homenagear as embarcações, as lendas e as riquezas encontradas nas águas do Velho Chico, um dos mais importantes cursos d água do Brasil. Os projetos são do cenógrafo Ary Nóbrega, que assina as alegorias do Galo há mais de 20 anos. “Depois da pesquisa, a gente viu que o Galo e São Francisco têm tudo a ver, pois ambos geram energia e integram a nossa gente”, conta o cenógrafo.
 
No carro abre-alas, o Galo se junta a duas carrancas, figuras folclóricas que eram usadas na proa das embarcações, como forma de espantar os maus espíritos durante a viagem. O primeiro carro também representa a fruticultura tropical do Vale do São Francisco, a principal fonte de subsistência da população da região. O segundo carro remete à energia gerada pelas hidrelétricas do rio, com postes e linhas de transmissão.
 
Outro carro exibe a Iara, também conhecida como a Mãe D’água, sereia que, diz a lenda, vive nas águas do rio enfeitiçando os homens com sua beleza e atraindo-os para a morte. O quarto carro traz um barco a vapor, popularmente conhecido como “gaiola”. De acordo com as tradições, a primeira gaiola navegou no rio São Francisco em 1870. "Esse é o rio da Integração Nacional, pois circula por vários estados, alimentando, dando energia, e oferecendo subsistência para os brasileiros", explica o presidente do Galo, Rômulo Meneses.
 
O Galo da Madrugada tem o patrocínio da Empetur/Governo de Pernambuco, Skol, Extra, LG, Sorriso, Trident, Bis, Club Social e Chandon.
 
Roteiro do desfile
 
O desfile 2013 vai manter o percurso de cinco quilômetros lançado há dois anos, com trajeto dos 25 trios elétricos, dois minitrios, dois freviocas e 12 carros de apoio pela Avenida Dantas Barreto, no bairro de São José, centro do Recife.
 
A agremiação terá o seguinte trajeto: o desfile começa na Travessa do Forte das Cinco Pontas, seguindo pela Rua Imperial, Avenida Dantas Barreto, Avenida Sul, Rua Saturnino de Brito, Rua Imperial, Rua do Muniz, Avenida Dantas Barreto e Avenida Guararapes. A dispersão ocorrerá na Praça da República, Rua do Imperador e no Cais José Estelita. O roteiro dura entre cinco e nove horas, com o primeiro trio às 9h e o último às 18h30.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

O BLOG RESERVA-SE A NÃO PUBLICAR COMENTÁRIOS COM PALAVRAS DE BAIXO CALÃO.

Teste Teste Teste Teste

Copyright © VOZ DO INTERIOR | Traduzido Por: Mais Template

Design by Anders Noren | Blogger Theme by NewBloggerThemes