O INTERIOR CONECTADO.

1.3.13

Em crítica ao governo Dilma, Eduardo Campos diz que SUS é subfinanciado pelo governo federal

VOZ DO INTERIOR O BLOG DE SERTÂNIA E REGIÃO.


Foto: Aluísio Moreira/SEI
Em discurso na manhã desta sexta-feira (1º), diante de 669 novos residentes que atuarão na rede estadual de saúde pública, o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), trouxe novamente temas nacionais para o debate. O socialista afirma que o Sistema Único de Saúde (SUS) é subfinanciado pelo governo federal e precisa ser rediscutido, "corrigido", assim como o Pacto Federativo.

O governador afirmou ser necessária uma rediscussão dos papeis do município, do estado e da federação na saúde pública. "O sistema não é perfeito. Tem muito o que melhorar, ainda". Em seguida, pegou um pouco mais pesado, afirmando que nacionalmente "vivemos um quadro de subfinanciamento da saúde pública". E fez o contraponto, claro. "Pernambuco é um dos estados que mais investe em saúde pública", disse, citando também o cenário de desigualdade entre as regiões do País.

"O governo federal, hoje tem menos de 40 mil funcionários. Um número muito menor que na década de 90. A responsabilidade de contratar foi distribuída, delegada também ao estado e ao município. Mas o orçamento destes é limitado", disse, novamente sugerindo um debate em torno de um novo Pacto Federativo. "Em 1985 a União colocava 75% dos recursos que a saúde pública exigia. Mas em 2010, já se tinha 55% sob responsabilidade dos estados e municípios e 45% com a União", queixou-se.

Em seguida, com o discurso de que "o momento é de debater o Brasil", Eduardo Campos alfinetou os que já assumiram as montagens de palanques. "Se for feita uma pesquisa de opinião pública em qualquer município brasileiro, o SUS vai estar no topo das carências da população. E é isso que precisamos debater. Me choca que, diante de tamanhos problemas, a discussão fique no disse-me-disse da política".

NE10
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

O BLOG RESERVA-SE A NÃO PUBLICAR COMENTÁRIOS COM PALAVRAS DE BAIXO CALÃO.

Teste Teste Teste Teste

Copyright © VOZ DO INTERIOR | Traduzido Por: Mais Template

Design by Anders Noren | Blogger Theme by NewBloggerThemes