O INTERIOR CONECTADO.

1.3.13

GUGA LINS PARTICIPA DO PROGRAMA FALA SERTÂNIA NA SERTANIA FM E FAZ BALANÇO DOS SEUS DOIS PRIMEIROS MESES DE GOVERNO.

VOZ DO INTERIOR O BLOG DE SERTÂNIA E REGIÃO.



O prefeito de Sertânia Guga Lins esteve na manhã dessa quinta feira (28) na Rádio Sertânia FM concedendo uma entrevista ao programa fala Sertânia. Na ocasião esteve acompanhado dos secretários Cícero Paulo da agricultura, da administração Álvaro Góis e da educação Marisa Valéria, além do procurador do município o Dr. Anselmo Araujo lima e do administrador do hospital Maria Alice Gomes Lafayette, Erasmo lima.

O prefeito começou o programa destacando como positivo o inicio de sua gestão e do comprometimento de seu governo em relação ao desenvolvimento do município. Ele ainda falou que sua equipe está trabalhando incansavelmente de dia, de tarde e a noite para poder organizar a máquina publica. E dessa forma atender aos anseios de toda população. Salientou que não quer falar de coisas pequenas e sim das ações que o governo está desenvolvendo.

Salários

No que diz respeito aos salários de dezembro de 2012, adiantou que vai pagar aos funcionários municipais em três parcelas. A primeira para 10 de março, a segunda 10 de abril e a última dia 10 de maio. Fazendo assim que os funcionários recebam os salários do mês de dezembro de 2012.

O secretario de administração Álvaro Góis relatou que é muito árduo o trabalho que está sendo realizado pela prefeitura em relação aos salários atrasados de dezembro, pois é divida de outra gestão, mais como novos gestores vão cumprir com mais essa responsabilidade.

Avanços

O prefeito Guga Lins citou também que a sua administração vai reabrir as agencias comunitárias dos correios, trabalho feito em parceria com os correios através do Dr. Pedro Mota diretor dos correios em Recife e que a reabertura vai acontecer dia 19 de março em cruzeiro do nordeste, inclusive com um selo comemorativo feito por um artista de Sertânia Zito júnior.

Entre varias ações está a Construção de uma nova creche no antigo campo do América, na Rua Ubirajara chaves. Frisou que o município fez um comodato com prédio do Rotary que fica na Rua Maria dos anjos próximo ao centro social urbano que vai beneficiar o povo de Sertânia.

O prefeito Guga Lins fez questão de falar ainda sobre o trabalho que a prefeitura está desenvolvendo em parceria com a Compesa na perfuração de poços artesianos na cidade e sobre o abastecimento através de carros pipa. A prefeitura também está realizando um trabalho de limpeza de barreiros e barragens para que possa atender as necessidades das pessoas na época das chuvas. Em relação às cisternas de polietileno, o secretario de agricultura Cícero Paulo, classificou como equivocada a distribuição das mesmas e desorganizada, e que ainda virão mais 400 cisternas e que será de forma mais organizada a distribuição.

Encontro de prefeitos

Sobre o encontro dos prefeitos na cidade de gravatá no juntos por Pernambuco, objetivou as informações como positivas por parte das secretarias que compõe o governo do estado e agradeceu ao governador Eduardo campos por ter tido essa sensibilidade em ajudar os municípios pernambucanos que passam por uma crise terrível nesse momento.

Desse encontro surgiram vários benefícios para Sertânia. Ele adiantou ainda que serão feitas obras de abastecimento da água na zona rural, e que será construído o centro de aceleração de desenvolvimento das mulheres rurais. Esses centros foram liberados dois, um para a região metropolitana e outro para Sertânia.

O centro de aceleração de desenvolvimento das mulheres rurais será construído próximo ao colégio agrícola, e tem como objetivo as parcerias com órgãos do estado e organizações não governamentais, para oferecer as mulheres formação sócio política, elevação da escolaridade  e qualificação profissional.

No encontro em gravatá ainda foi feito a celebração do convenio com a secretaria de educação do estado em relação ao transporte escolar, pois o município é quem faz o transporte de alunos do ensino médio e que o governo repassa um recurso para que seja feito o transporte dos alunos não só do município, mais também do estado. Portanto foram varias ações contempladas e que serão de grande utilidade para o povo sertaniense.

Indagado sobre o seu apoio ao governador Eduardo campos para presidência, o prefeito Guga Lins mantém a palavra que o apoiará nessa jornada.

Carnaval

Em relação ao carnaval 2013 em Sertânia, o prefeito falou que extrapolou as suas expectativas e que o carnaval cresceu muito e foi muito bom para todos em geral, para os foliões e para as pessoas que comercializam seus produtos durante a festa de momo. Ainda sobre o carnaval o prefeito Guga Lins reafirmou que vai lutar para que cada ano seja melhor com muita alegria e muita paz.

Saúde

O administrador do hospital municipal Maria Alice Gomes Lafayette Erasmo lima participou do programa e falou sobre os desafios que está sendo colocar aquela unidade de atendimento para funcionar bem e que agrade a todos que por lá passam. Falou das dificuldades que foram encontradas pela nova gestão e que uma das primeiras providencias foi disponibilizar médicos plantonistas, e que o hospital dispõe de médicos plantonistas todos os dias. Ele ainda falou que no inicio, a questão ambulatorial estava defasada, pois se encontravam de férias cinco médicos e tinha apenas um para atender a emergência.

Erasmo lima falou da ação do município em reativar as cirurgias que estavam paradas há três meses. E que está questão já está resolvida e que as cirurgias estão dentro da normalidade.

Em relação ao hospital, o prefeito Guga Lins salientou que antes mesmo de ser diplomado e empossado, estava correndo atrás em Brasília de recursos para que sejam feitas melhorias naquela unidade de saúde.

Inclusive segundo o prefeito já chegou à prefeitura uma emenda do deputado Julio Cavalcanti onde ele disponibilizou cento e dez mil reais e que esse dinheiro mesmo sendo pouco vai ser para o melhoramento do hospital.

O prefeito ainda falou sobre a sua felicidade em saber que já estão nascendo crianças no hospital municipal e que já está sendo feito um projeto junto ao governo do estado e também o governo federal para que se possa fazer um trabalho de qualidade e que a população saia ganhando na qualidade do atendimento e do conforto que todos necessitam.

Educação

A secretária de educação do município de Sertania Marisa Valéria, falou sobre suas metas em relação ao ano de 2013. Diante das dificuldades ela e toda a equipe estão engajadas em fazer da educação de Sertânia modelo para toda a região. Firmou o compromisso em continuar melhorando o IDEB do município. Proporcionar cursos de graduação e pós-graduação para o corpo docente. E que segundo relatos dos mesmos faz mais de dois anos que não passam por nenhum curso de graduação.

A secretária ainda aproveitou a oportunidade para anunciar que em abril haverá um mini curso de extensão de feira de ciências como ferramenta de ensino e pesquisa, que é dirigida aos professores de ciências e biologia. Serão 40 vagas e as inscrições serão feitas na própria secretaria a partir do dia 12 de março. O curso acontecerá nos dias 5 e 6 de abril de 2013.

Ela falou ainda que vai lutar pela questão da valorização profissional e pela construção de uma nova escola para o município. Escola essa que poderá ser feita com recursos do governo do estado que vão ser repassados para o município em quatro parcelas. A secretária ainda destacou que pretende implementar a unidade de ensino na Mario melo nova, Beneficiando aquela região e desafogando as escolas que recebem vários alunos daquela área.

Em relação à escola agrícola, o prefeito Guga Lins frisou que entrou em contato com a Univasp  (Universidade do vale do são Francisco) e que está batalhando para trazer cursos de graduação e pós graduação. E transformar também a escola agrícola em uma unidade de polo de cursos a distancia, já que lá tem vários computadores e que se precisa desses equipamentos para tal trabalho. E ainda em um ponto digital com internet rápida e de qualidade para a inclusão digital.

O prefeito Guga Lins finalizou a entrevista agradecendo a todos os secretários e vereadores e de forma especial ao povo de Sertânia.


ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA DE SERTÂNIA.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

O BLOG RESERVA-SE A NÃO PUBLICAR COMENTÁRIOS COM PALAVRAS DE BAIXO CALÃO.

Teste Teste Teste Teste

Copyright © VOZ DO INTERIOR | Traduzido Por: Mais Template

Design by Anders Noren | Blogger Theme by NewBloggerThemes