O INTERIOR CONECTADO.

1.5.13

Sertânia e Ibimirim se mobilizam por políticas de convivência com o Semiárido

VOZ DO INTERIOR O BLOG DE SERTÂNIA E REGIÃO.


Cerca de três mil trabalhadores rurais devem participar, nesta sexta-feira, de uma mobilização em defesa de uma pauta de reivindicações voltada para minimizar as consequências da seca nos municípios de Sertânias e Ibimirim.O documento pede maior agilidade na construção das tecnologias previstas no Programa Água para Todos, como barragens subterrâneas, poços artesianos, dessalinizadores e tanques de pedra; antecipação do Garantia Safra 2013, com repasse já no mês de julho; aumento do valor do Chapéu de Palha estiagem de R$ 280,00 para R$ 400,00, e reforço na distribuição do bagaço de cana destinado à ração animal.
A mobilização integra a programação do 3º Encontro do Dia do Trabalhador e vai concentrar os participantes a partir das 8h, na sede do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Sertânia (STTR).
Na ocasião, será elaborado um abaixo-assinado, para ser entregue, por uma comissão, aos poderes executivos, nos níveis municipal, estadual e federal. De acordo com o secretário de Finanças do STTR de Sertânia, José Monteiro, a comissão pretende, ainda, envolver representações do Ministério do Desenvolvimento (MDA), nas negociações pela antecipação do Garantia Safra 2013.Em Ibimirim, preocupados com os efeitos da estiagem prolongada, o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais e o Poder Legislativo do município vão mobilizar a população para a criação do Fórum da Cidadania do Semiárido de Convivência com a Seca.
O ato também acontece nesta sexta-feira e deve contar com a participação de cerca de 600 pessoas, entre lideranças da Igreja Católica, de associações comunitárias, Ministério Público, Poder Judiciário e órgãos do governo, como o Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (Dnocs).
O Fórum, que tem como objetivo cobrar ações do governo municipal e dialogar com o Dnocs, que coordena um perímetro irrigado no município, será composto por representantes da sociedade civil e de órgãos do governo. A instância deverá cumprir uma agenda de reuniões mensais.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

O BLOG RESERVA-SE A NÃO PUBLICAR COMENTÁRIOS COM PALAVRAS DE BAIXO CALÃO.

Teste Teste Teste Teste

Copyright © VOZ DO INTERIOR | Traduzido Por: Mais Template

Design by Anders Noren | Blogger Theme by NewBloggerThemes