O INTERIOR CONECTADO.

31.8.13

GUGA LINS CONCEDE ENTREVISTA A BLOGUEIRO EM PETROLÂNDIA E FALA SOBRE SEUS 8 MESES DE GOVERNO EM SERTÂNIA.

VOZ DO INTERIOR.

O prefeito de Sertânia, Guga Lins (PSDB) esteve em Petrolândia no último sábado (24), e  Na ocasião, a reportagem do Blog de Assis Ramalho entrevistou, com exclusividade, o prefeito.
Na entrevista o prefeito avalia o início de seu governo, afirmando que assumiu a prefeitura recebendo um município sucateado, mas que, na sua gestão, Sertânia já avançou muito e vai avançar ainda mais.

Guga Lins afirma que, nas eleições de 2014, apoiará Zeca Cavalcanti (PTB), ex prefeito de Arcoverde,  para deputado federal, e Júlio Cavalcanti (PTB) para deputado estadual. Quanto ao governo do Estado, Guga afirma que a tendência é o apoio a Armando Monteiro (PTB), se o Senador confirmar sua candidatura, mas que aguarda as definições dos candidatos para tomar uma decisão final.

Abaixo, na íntegra, a entrevista concedida pelo prefeito de Sertânia, Guga Lins (PSDB) ao Blog de Assis Ramalho:

Iniciamos a entrevista solicitando ao prefeito uma análise dos oito meses de seu governo em Sertânia:
Guga Lins: Primeiramente, eu gostaria de dizer que aqui, em Petrolândia, eu me sinto em casa, porque aqui tem muitos filhos de Sertânia. Eu quero fazer uma referência ao empresário Geraldo Melinha e aos seus irmãos, que moram aqui, e inclusive eu até estava falando com Lourival (Simões, prefeito de Petrolândia) e com o presidente da Câmara, Fabiano (Marques), dizendo que na minha primeira campanha, quando eu fui candidato a vereador, eu vim pedir votos aqui, porque aqui tem muitos sertanienses, e na ocasião foram dois ônibus lotados pra lá. Então, aqui eu me sinto em casa. Eu também tive a oportunidade de estar ontem em Jatobá, prestigiando a Festa da Tilápia (Fentija) com o nosso amigo Robson Leandro (prefeito de Jatobá), e ele também participou da nossa Exposição de Animais, lá em Sertânia, que foi agora no final de julho. Então é muito importante esse intercâmbio, para que a gente adquira mais experiências, e é bom a gente visitar outros municípios, para que a gente copie o que é bom, e o que é ruim a gente vá excluindo no nosso dia a dia. Sobre Sertânia, o que eu posso dizer da nossa administração é que nós pegamos um município sucateado em respeito a saúde, educação, assistência social. Nós também temos dificuldades com a questão do pessoal que ficou, porque era um pessoal que vinha de 16 anos de uma gestão e ficam aquelas pessoas  emperrando a nossa administração. Mas nós já avançamos muito. Fizemos o carnaval, no que diz respeito à questão cultural, fizemos a Exposição de Animal, o aniversário de Sertânia, fizemos a primeira Cavalgada dos Amigos de Sertânia, que foi um sucesso total. Então, realmente nós estamos promovendo a cidade.

Sobre a Educação:
No que diz respeito à educação, nós já conseguimos a construção de quadras, construção de cobertas de quadras, de escolas, já estamos pagando o piso (salarial) dos professores. Inclusive, já terminamos de pagar o retroativo. Também conseguimos cursos de graduação, de pós-graduação e cursos técnicos para o município, tudo isso, na nossa gestão.

Sobre a Saúde:
Na saúde, nós vamos fazer uma grande reforma no Hospital de Sertânia, estamos reformando todos os postos, o Centro de Saúde da Mulher, estamos pagando melhor aos agentes de saúde, aos médicos, estamos pagando um dos melhores salários de PSFs da região. Então, realmente nós estamos preocupados com o social, com a educação, com a saúde, com a política do idoso, da juventude, e estamos disponibilizando transporte gratuito para  os universitários que estudam em Monteiro (PB) e Arcoverde.  Nós estamos dando um foco em todas as áreas de Sertânia.


Sobre a Cultura:
Também já tivemos avanços na cultura. Estamos apoiando os artesãos, fazendo um levantamento das pessoas que realmente produzem em Sertânia.

Reuniões com os secretários e parcerias com governo estadual e federal:
Nós estamos fazendo reuniões de monitoramento com os nossos secretários, de quatro em quatro meses, para que a gente esteja em sintonia com o governo. Através de parcerias com o governo federal e com o governo do estado, estamos realizando várias ações e várias obras no nosso município.
Perguntamos sobre as principais obras a serem realizadas em breve pelo seu governo no município de Sertânia:
Guga Lins: O recurso que foi disponibilizado pelo Governo do Estado, que é o recurso do FEM (Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento Municipal), vamos investir todo no Hospital de Sertânia. Essa é uma grande reforma que nós estamos fazendo, estimada em 1 milhão e trezentos mil reais, porque - como eu lhe falei - a saúde estava sucateada. Então nós tivemos a sensibilidade de investir todo esse recurso no Hospital de Sertânia. Também haverá a construção do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) e nós iremos fazer cinco academias da saúde, sendo três nos distritos e duas na cidade.
Perguntamos quais as maiores dificuldades que tem encontrado desde o início de sua gestão:
Guga Lins: As maiores são as dificuldades financeiras. A cada dia que passa os municípios estão recebendo menos recursos e, infelizmente, todos os municípios estão passando por dificuldades muitos grandes. Tudo isso nos preocupa, porque nós (prefeitos) estamos recebendo mais responsabilidades e menos dinheiro. Veja que no próximo ano a gente já vai ter que assumir a questão da manutenção da iluminação pública, que é algo obrigatório, em que todos os municípios terão que administrar a iluminação pública. Isso nos preocupa bastante porque - para que você tenha uma ideia - o (dinheiro) que está chegando no dia 20 (de cada mês) não dá nem pra gente repassar para a Câmara de Vereadores. Então, se a gente não tiver alguma reserva, se a gente não tiver um melhor acompanhamento sobre tudo isso, as coisas se complicam ainda mais.
Perguntamos se o prefeito já definiu seu apoio às prováveis candidaturas nas eleições de 2014, lembrando que o prefeito é do PSDB:
Guga Lins: Veja bem, nós temos parcerias com o Governo do Estado e com o Governo Federal, devido às circunstâncias. Sem essas parcerias, a gente não consegue realizar nada. Mas, no que diz respeito a apoio a candidatura ao Governo do Estado, nós ainda não temos uma definição. De acordo com o passar do tempo nós vamos tomar uma posição. Nós (no momento) estamos com uma simpatia muito grande pela candidatura de Armando Monteiro (PTB), mas estamos aguardando uma definição, para ver como é que vai se comportar tudo isso, para que a gente possa tomar uma posição. Vamos apoiar, para deputado federal, Zeca Cavalcanti (ex-prefeito de Arcoverde, do PTB) e, para deputado estadual, Júlio Cavalcanti, com quem vamos marchar juntos nessa caminhada para a grande vitória da nossa região.

Fonte: BLOG DO ASSIS RAMALHO.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

O BLOG RESERVA-SE A NÃO PUBLICAR COMENTÁRIOS COM PALAVRAS DE BAIXO CALÃO.

Teste Teste Teste Teste

Copyright © VOZ DO INTERIOR | Traduzido Por: Mais Template

Design by Anders Noren | Blogger Theme by NewBloggerThemes