VOZ DO INTERIOR.
DEIXANDO VOCÊ BEM INFORMADO.
A Prefeitura de Sumé e a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) entregaram na tarde desta sexta-feira (30), à comunidade sumeense a Escola Bilíngue Nossa Senhora da Conceição (Escola para surdos). Também participaram da solenidade o diretor do CDSA, Márcio Caniello, a secretária de Educação Betânia Macêdo, e professores e alunos do Projeto.
A entrega foi formalizada com a sanção da Lei Municipal que cria a Escola e com a assinatura da Carta de intenções para Cooperação Institucional entre a Prefeitura de Sumé e a Universidade, assinados pelo prefeito doutor Neto, pelo reitor Thompsom Mariz e pela secretária de Educação, Betânia Macêdo. A Escola Bilíngue é a segunda a ser implantada no País e já conta com 21 alunos matriculados. Além de receber os alunos do município de Sumé, ela também irá receber alunos das cidades circunvizinhas. Dos 21 alunos matriculados, 16 são estudantes de Sumé e cinco de Monteiro. A Escola está instalada no bairro do Mandacarú em um prédio cedido pela Prefeitura de Sumé. Os trabalhos pedagógicos na Escola par Surdos serão acompanhados pela UFCG e a estrutura e recursos humanos serão mantidos pela Prefeitura de Sumé. A Unidade é destina a crianças, jovens e adultos com surdez, com surdez associada a outras deficiências, limitações, condições ou disfunções, e surdo-cegueira, cujos pais do aluno, se menor, ou o próprio aluno, se maior, optarem por esse serviço de educação especial. Ela atenderá as etapas da Educação Infantil e do Ensino Fundamental regular e da modalidade de Educação de Jovens e Adultos – EJA da Educação Básica.
Logo após a inauguração da Escola, o prefeito doutor Neto, o reitor Thompsom Mariz e o diretor Márcio Caniello visitaram as instalações do Centro de Formação da Agricultura Familiar, no CDSA. O Projeto é fruto de um programa desenvolvido pela Prefeitura de Sumé e o Fórum Territorial, em convênio com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).
O prédio do Centro foi construído pela Prefeitura, que também adquiriu equipamentos agrícolas: caminhão, motoensiladeira, forgão para transporte de carne, carreta agrícola, fogão industrial, computadores, mobília e ampliação da feira agroecológica de Sumé. O Centro possui uma estrutura física para receber agricultores da região para a formação de cursos de capacitação voltados para a área da agricultura, cujo objetivo é melhorar o trabalho e a qualidade de vida do homem do campo. À noite as autoridades visitaram as instalações do Projeto Olímpico, mais uma parceria firmada entre Governo Municipal e UFCG, que irá dar oportunidades aos alunos em praticar esporte (judô), além de dar reforço escolar aos estudantes que tenham dificuldades em determinadas disciplinas. |
0 comentários:
Postar um comentário
O BLOG RESERVA-SE A NÃO PUBLICAR COMENTÁRIOS COM PALAVRAS DE BAIXO CALÃO.