O INTERIOR CONECTADO.

12.3.12

Saúde em Monteiro é destaque positivo na Paraíba, segundo o IDSUS

VOZ DO INTERIOR. DEIXANDO VOCÊ BEM INFORMADO.



12 de março de 2012
 Image
  
Os serviços de saúde prestados pela rede municipal em Monteiro estão em 2º lugar na Paraíba, entre os 25 municípios do mesmo nível de organização e estrutura, integrantes do Grupo 4. Os dados constam do IDSUS e estão no site oficial do Ministério da Saúde.

Segundo Adalgisa Gadelha, secretária da Saúde de Monteiro e Diretora Executiva do COSEMS-PB (Conselho de Secretarias Municipais de Saúde), várias interpretações equivocadas ocorreram por parte de atores que desconhecem o cenário da saúde pública.

O próprio site do Ministério da Saúde (www.saude.gov.br/idsus) refere que “é importante destacar que, em função da grande diversidade (demográfica, cultural, socioeconômica, geográfica, etc.) dos territórios do nosso país, seria arbitrário que o IDSUS realizasse uma classificação que considerasse apenas a ordem crescente ou decrescente para os mais de cinco mil municípios brasileiros. Para realizar uma avaliação mais justa, a análise comparativa das notas do IDSUS deve ser feita por meio dos seis Grupos Homogêneos. Apenas dentro deles, por apresentarem características similares entre si, é possível traçar um paralelo comparativo.

Os Grupos Homogêneos, segundo as suas semelhanças, ocorreu por meio da utilização de três índices: o Índice de Desenvolvimento Socioeconômico (IDSE); o Índice de Condições de Saúde (ICS); e o Índice de Estrutura do Sistema de Saúde do Município (IESSM).

Na Paraíba, os seis Grupos Homogêneos são compostos pelos seguintes municípios:

Grupo 1: João Pessoa
Grupo 2: Campina Grande
Grupo 3: Cabedelo
Grupo 4: 25 Municípios (entre eles Monteiro)
Grupo 5: Caaporã e Conde
Grupo 6: 193 Municípios (entre eles Zabelê, Amparo, Parari, Gurjão, Santo André, Sumé, Serra Branca, Congo, Prata, Ouro Velho, São João do Tigre, São Sebastião do Umbuzeiro, Camalaú, Livramento, São José dos Cordeiros, São João do Cariri, Coxixola, Caraúbas).

Sendo assim, consultando o grupo 4, percebe-se que o único município da região do Cariri Ocidental que o integra é Monteiro, sendo comparado com importantes municípios como Patos, Sousa, Guarabira e Pombal. E o mais importante, é que no seu grupo, Monteiro é o segundo melhor município do Estado em acesso e qualidade no SUS,  comprovando que o SUS de Monteiro possui uma acreditação dos Monteiresses e Caririzeiros, pois ele é desenvolvido com a participação popular.

“Hoje Monteiro vivencia outra realidade, o usuário não precisa de um atravessador para marcar uma consulta, um exame, pelo contrário, ele exerce sua cidadania e garante o seu direito marcando diretamente nas unidades de saúde”, comentou a secretária, completando:

“É importante salientar também o desempenho dos demais municípios da Região, a exemplo de Zabelê, que no grupo 6, registra o primeiro lugar, Neste grupo sim, pode-se fazer um comparativo regional por nele está incluso 18 municípios da Cariri Ocidental. Porém não será possível compará-los com Monteiro, que possui um nível de organização dos serviços de saúde diferenciada dos demais” - concluiu.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

O BLOG RESERVA-SE A NÃO PUBLICAR COMENTÁRIOS COM PALAVRAS DE BAIXO CALÃO.

Teste Teste Teste Teste

Copyright © VOZ DO INTERIOR | Traduzido Por: Mais Template

Design by Anders Noren | Blogger Theme by NewBloggerThemes