O INTERIOR CONECTADO.

7.7.12

Cidades pernambucanas já votarão através da biometria

VOZ DO INTERIOR O BLOG DE SERTÂNIA E REGIÃO.


125b17bfbc00b142462ed3963ed65fdd.jpg
Foto: Reprodução Internet



Eleitores de onze municípios de Pernambuco votarão nas eleições municipais de 2012 através do processo de identificação por biometria. O sistema não permite que pessoas votem no lugar de outras. Na hora da votação, o eleitor mostrará seus documentos normalmente ao mesário, porém a urna só será liberada após a confirmação da identidade do eleitor por meio do reconhecimento biométrico da impressão digital. Isso agilizará o tempo de votação porque os eleitores não precisarão assinar a folha de votação.

As onze cidade que escolherão seus prefeitos e vereadores já com a biometria são: Aliança, Caruaru, Tamandaré, Catende, Cupira, Ilha de Itamaracá, Macaparana, Rio Formoso, Sanharó, Vicência e Itapissuma. Além dessas, o Arquipélago de Fernando de Noronha já conta com o processo, mas lá não há eleição municipal, pois se trata de administração estadual. Ao todo, mais de 353 mil eleitores pernambucanos já foram cadastrados biometricamente.

No Brasil, 7,5 milhões de eleitores votarão em 2012 através da biometria em 295 cidades e 24 estados. Os eleitores que não se recadastraram no prazo determinado pelos TRES não poderão votar nas eleições de outubro e terão que justificar a ausência em qualquer cartório eleitoral do país. Quem não justificar a ausência da votação pagará uma multa de R$3,50 por turno.

Segundo a coordenadora de biometria do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco – TRE/PE, Raquel Salazar, Recife está na mira do TRE para o cadastramento dos eleitores para as eleições de 2014. “Não tem nada certo ainda, mas pretendemos começar o recadastramento dos eleitores do Recife em Novembro deste ano e de algumas cidades do interior no ano que vem”, comentou Salazar.

O mesário convocado para trabalhar em uma seção que já possua a biometria, receberá um treinamento especial para que não haja problemas como houve no primeiro turno de 2010. “No primeiro turno de 2010 houvem alguns problemas, mas que foram solucionados para o segundo. Na eleição de 2012, faremos simulados com os mesários para que não haja nenhum problema de natureza humana”, completou Raquel Salazar.

Só lembrando: para votar, mesmo com a biometria, ainda é necessário que o eleitor leve o título de eleitor e algum documento oficial com foto (RG, habilitação, Carteira de trabalho, passaporte, ou identificação de classe como; OBB, CREA e Cremepe)
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

O BLOG RESERVA-SE A NÃO PUBLICAR COMENTÁRIOS COM PALAVRAS DE BAIXO CALÃO.

Teste Teste Teste Teste

Copyright © VOZ DO INTERIOR | Traduzido Por: Mais Template

Design by Anders Noren | Blogger Theme by NewBloggerThemes